segunda-feira, 2 de março de 2009


Está aí a chegar a MONSTRA, Festival de animação de Lisboa,
de 9 a 15 de Março
Apresentação do que de melhor se realiza no mundo do cinema de animação bem como novas propostas de diálogo entre as artes da animação e as outras artes.

Este ano, e tendo como espaço central o Cinema S. Jorge, a MONSTRA movimentar-se-á ainda pelo Museu da Marioneta, Museu do Oriente, Museu Nacional da Etnologia e Teatro Meridional.

O tema central da edição de 2009 é o centenário do Futurismo e as escolas e os artistas que se lhe seguiram, razões pela qual a MONSTRA homenageará os 100 anos sobre o manifesto que transformou as artes no início do século XX e dedicará ainda parte da sua programação aos 90 anos da Bauhaus.
A cinematografia Suíça é a convidada desta edição pelo que será realizada uma retrospectiva apresentando os melhores autores e filmes de diferentes gerações de cineastas helvéticos, bem como serão destaque das noites longas da MONSTRA, o Dadaísmo e o Cabaret Voltaire.
O aspecto formativo do festival contemplará a realização de várias masterclasses e workshops para estudantes, realizadores e público interessado, coordenados e dirigidos por, um conjunto de artistas, professores e investigadores de renome mundial. Haverá também a MONSTRINHA que proporcionará programas especiais para crianças, jovens, escolas, pais, filhos e professores.

MONSTRINHA e Edições da MONSTRA
Espaço pioneiro nos festivais da cidade, promotor do encontro entre as crianças e os jovens e a arte da animação, a Monstrinha vai ter um espaço reforçado em 2009.
Com uma programação específica adaptada segundo as idades do seu público, a MONSTRINHA dividir-se-á em 3 faixas etárias (3-6, 7-12 e maiores de 13 anos), tendo em exibição cerca de 20 curtas e longas-metragens de animação, bem como vários ateliers onde as crianças poderão dar os primeiros passos nesta arte, construindo a suas próprias ferramentas.
Adicionalmente, a MONSTRA editará, mais uma vez, os CADERNOS DA MONSTRINHA, um manual de actividades paralelas às animações em exibição, figurando como um excelente manual de trabalho na sala de aula! De forma simples, os alunos poderão viver a experiência da animação enquanto se divertem e aprendem.

consultar programa aqui

palavras-chave da MONSTRA: apresentação, divulgação, competição, formação, diálogo, encontro, discussão, experimentação, produção e edição na arte da imagem em movimento!