segunda-feira, 2 de março de 2009


POEMA DE AGOSTINHO DA SILVA

" Pé firme leve dança
que o saber seja adulto
mas o brincar de criança. "


AGOSTINHO DA SILVA filósofo, poeta e ensaísta português
(e antigo morador do bairro da Praça das Flores)
Breve BIOGRAFIA (13/02/1906 - 03/04/1994)
George Agostinho Baptista da Silva nasceu no Porto a 13 de Fevereiro de 1906 (de família alentejana e algarvia), tendo vivido parte da sua infância em Barca de Alva, junto do rio Douro, localidade que muito o marcou. 
Após concluir a Licenciatura e Doutoramento em Filologia Clássica na Faculdade de Letras do Porto, frequenta a Escola Normal Superior em Lisboa, tendo recebido uma bolsa para estudar em França. 
Tal como ensinava a liberdade de pensamento, assim procedeu na sua vida.
Entre 1935 e 1944, reside em Madrid (como bolseiro) e depois em Lisboa. Em 1944, parte para o Brasil, onde escreve nesse mesmo ano o livro Considerações. Reside no Uruguai e Argentina, realizando trabalhos no domínio da histologia.
Em 1947, regressa ao Brasil, onde ajudou a fundar universidades (afastadas, normalmente, dos grandes pólos de desenvolvimento), de estações científicas, de centros de pesquisa e intercâmbio, a par de intensa actividade pedagógica e pesquisas em entomologia e parasitologia. 
Realiza inúmeras viagens pelo mundo, visitando países como Japão (que percorre demoradamente), Macau e Timor.
Em 1969, passa a residir em Portugal, tendo sido nomeado conselheiro e consultor junto do ICALP, e ainda no Centro de Estudos da América Latina - Universidade Técnica de Lisboa.
Morre em Lisboa num domingo de Páscoa, a 3 de Abril de 1994, com 88 anos de idade.

Obstáculos?
"Obstáculo foi coisa que jamais me importou; procurei sempre seguir a lição dos rios: tiram a extensão e variedade de seu curso daquilo que se lhes opõe; ou das pedras: depende do que somos esbarrarmos nelas e nos queixarmos ou subir-lhes em cima e ver mais longe."
Agostinho da Silva