terça-feira, 17 de maio de 2011

pequenos nadas



CHEIO DE (pequenos) NADAS de CIE LILI DÉSASTRES (FR)




O convite para uma viagem muito especial, a dos pequenos nadas…
Um convite para divagar, meditar, contemplar…

Não se deve procurar o fio da história, a cada um pertence o fio das suas próprias sensações. Deve-se despir de preconceitos, do que já é conhecido, para aproveitar cada instante e, acolher os nossos movimentos interiores, independentemente das nossas emoções.
Mas o que é um pequeno nada? Está perto de nós e, ao mesmo tempo, muito longe. É um momento, um sopro, um lugar, uma coisa onde a vida se inscreve no que ela tem de essencial. Viver os pequenos nadas é contemplar e observar simplesmente o que nos rodeia: fogo, folhas mortas, seixos, madeira… É um convite a divagar e, é claro, a meditar. Neste percurso poético e iniciático, teatro de objectos, teatro de sombras, canto e movimento misturam-se para nos transportarem neste universo de associações de ideias, imagens e sensações.
De 1 a 3 anos



Adultos e crianças ocupam o seu lugar num espaço circular onde uma lâmpada ilumina o centro e partem para uma viagem...

"Viver os pequenos nadas é contemplar e observar simplesmente o que nos rodeia"


Francesca Sorgato, autora e intérprete, exprime-se numa linguagem gestual e numa língua inspirada na partitura de “Ursonate” de Kurt Schwitters (1922-1932), na prática de Chi Kung e na observação da natureza. Rompe as amarras para uma viagem imóvel, cujos destinos tocam no mais profundo e no mais distante de nós próprios.



Sempre me fascinou a capacidade de concentração que os bebés desenvolvem face a uma folha de árvore, que balança ao sabor do vento, e como, a partir da observação do seu movimento, nos deixamos concentrar irremediavelmente pelo olhar desse instante, um instante de nada, de pouca coisa, e realizar a experiência do presente, da contemplação. Momento precioso de partilha…
Francesca Sorgato



No âmbito do FIMFA Lx11 - FESTIVAL INTERNACIONAL DE MARIONETAS E FORMAS ANIMADAS, no CCB





outra proposta
Brincar na Ásia
exposição de Brinquedos asiáticos no Museu do Oriente