quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Viagem aos bastidores do cinema de animação



No Museu da Marioneta inaugura a exposição de desenhos, cenários e adereços do filme de animação “Desassossego”, de Lorenzo Degl’Innocenti. Os bastidores da obra do realizador italiano radicado em Portugal.
“Desassossego”, de 20 minutos, é uma produção da Sardinha em Lata e da IB Cinema.

A história do "Desassossego"

Ivan trabalha a vida inteira na charcutaria, uma velha herança de família. Ele gostava de ter uma loja de móveis, mas falta-lhe coragem para mudar. Todos os dias, cumpre os mesmos rituais de sempre: acorda cedo e atravessa a cidade na sua velha vespa de 1952, cuidadosamente polida. A cidade ainda dorme, ele respira o ar fresco da manhã e viaja descontraído na mota, como se brincasse com as ruas. Nos tempos livres, Ivan começa involuntariamente a desenhar móveis com o bico da faca na tábua de cortar a carne. Como tempo, ele desenha cada vez mais, mas os clientes impedem-no sempre. Quanto mais quer desenhar, menos consegue.
Quanto mais tenta, mais frustrado se sente, ao ponto de começar a projectar a sua insatisfação nos clientes. Conseguirá Ivan mudar de vida?


Desassossego retracta um ambiente de inquietação, o espaço da dúvida, que se aloja em toda as pessoas, de tempos a tempos. As pequenas rotinas do dia-a-dia que equacionam a forma como nos relacionamos em sociedade, uns com os outros e no espaço de nós próprios.
Um filme que nos incita a seguir os nossos sonhos.


Museu da Marioneta
em parceria com a MONSTRA 2010 | Festival de Animação de Lisboa

- Convento das Bernardas - Rua da Esperança, 146
Lisboa
Tel. 213942810


De 3ª a domingo, das 10 às 13h e das 14 às 18h, de 12 Fevereiro a 18 de Março, entrada é livre.


* Desassossego é um filme de animação de volumes (ou «stop-motion»), para o qual foram construídos cenários e bonecos das personagens (com esqueleto em alumínio), cujos movimentos acontecem pela mão dos animadores e são captados por uma máquina fotográfica, frame a frame. Uma produção da sardinha em lata