terça-feira, 26 de maio de 2009

CONTEMFESTA 4, 5 E 6 JUNHO



A FESTA DO CONTO E DA TRADIÇÃO ORAL
É a primeira festa do conto do Porto, animada por contadores de Portugal, Brasil, S.Tomé e Guiné-Bissau, ao ar livre, por claustros e clareiras do espaço do teatro do Bolhão.
Nesta festa,há também workshops dedicados à arte de contar, orientados para pais, educadores, técnicos de animação e entusiastas.
E ainda conversas sobre a tradição oral, a literatura de cordel e os novos média. E ainda uma feira do livro de cordel, mostras de vídeo non-stop, comida tradicional, música da Guiné, instalação multimédia....

bilhetes: 1 dia - 5,00€ | 2 dias - 7,5€


CONTEMFESTA
4, 5 E 6 JUNHO
ACE-Teatro do Bolhão
praça Coronel Pacheco nº1
Porto


este evento é uma parceria entre
Memória Imaterial, cooperativa cultural CRL
ACE - Teatro do Bolhão
Instituto de Estudos de Literatura Tradicional, UNL


CONTEMFESTA é um evento que celebra a arte dos Contadores tradicionais, numa festa que engloba as mais diversas actividades, desde a música, teatro e conto tradicional, passando pelo vídeo e literatura do cordel, até às formações várias, sempre no contexto deste regresso (e redescoberta) às origens da Palavra, oral e escrita.
A dinamização de uma verdadeira “festa em família” (já que a vários públicos se destina), visa recuperar esse conjunto de rituais, conhecimentos e práticas ancestrais que marcam o horizonte cultural de uma determinada colectividade. Velhos contadores entrecruzam-se com novos contadores numa efectiva celebração da simbólica da Palavra, nesse gesto recuado e fraterno às tradições passadas, ao olhar jovem apontado para a contemporaneidade, sempre em relação directa com os textos que o precedem. O conto oral enreda-se significativamente com a festa da música, com as novas tecnologias e com a tradição da literatura de cordel, onde diversas vozes, do Brasil, Guiné e Portugal emprestam pronúncia, alegria e festa.
As sessões de contos prolongam-se noite fora num encontro orientado para manter o clima de festa.