domingo, 27 de dezembro de 2009

Festas felizes

correrias correrias, BOM NATAL, Boas Festas*
tic tac

ilustração do livro: A Grande Questão*. Wolf Erlbruch, Bruaá (follhear aqui)

Obrigado a todos pelas visitas, pelo carinho, pelas participações.
é por isso que "estou aqui" e que tudo vale a pena.
(Tsuru Esperança já em desmontagem...)




* " Não admira que este livro tenha ganho o prémio da Feira de Bolonha para melhor livro na categoria Ficção. É uma daquelas obras aparentemente simples, cuja profundidade convida tanto crianças como adultos a reflectir sobre a grande questão: Por que é que estamos aqui? " in Children’s Literature


Em cada dupla página o autor dá respostas com humor, insólitas e ao mesmo tempo pertinentes. O número três responde: “Para saberes, um dia, contar até três”; a morte “Estás aqui para amar a vida”; o pato: “Não faço ideia”... depois vem a vez dos pais que alternativamente afirmam o seu amor: “ Porque a tua mãe e eu nos amamos”; “Estás aqui para eu te amar”
No final do livro, folhas pautadas são propostas à criança (e aos pais) de forma que possa, ao crescer, encontrar outras respostas à grande questão.
Neste livro, a originalidade da ilustração encontra eco no texto conciso e pleno de emoção. Um grande livro de um mágico extraordinário. Leitura obrigatória que não pode esperar, para que pequenos e grandes possam responder a esta eterna pergunta! Cendrine Genin - Sitarmag


mais respostas a acrescentar à Grande Questão? ;)

quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

fresquinho...


acabadinho de chegar!


interactive calendar
TRACE YOUR TIME
CalendarGame

* * * * !

domingo, 13 de dezembro de 2009

novidades Natal#09 (made in PT)



Os Bichos da Matos trazem este ano muitas novidades, a colecção de babetes e muda-fraldas com tecidos lindos, cachecóis quentinhos e muita bicharada!


acabados de sair da tipografia; novos cadernos da SERROTE

E ainda chegaram mais Serigrafias originais de Ana Ventura

"You make my heart sing" & " Dreams are my reality"
a juntar à
colecção (In)visíveis, foto-ilustração e "Papéis que picam"


e por cá também as
fitas-colas ilustradas e T-shirts!
edições limitadas


e outras, made in Argentina



peças de Lola Goldstein

textéis KOM Cactus e Bandeirolas



conjunto de malas Mamuschkas da Planar,
e também os tapetes e almofadas em feltro serigrafado



Família dos abraços, Laboratori
centro de estudos do brinquedo BsAs
um abraço, um pino, uma dança!

sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

próximos sábados na Esperança




próximos workshops no deerBAZAR, na Tsuru da Esperança:

dia 12 de Dezembro das 18h-20h_ Oficina de Origami
(com Ilda Rafael)
Vamos experimentar dobras simples com espírito natalício em peças que podemos experimentar os primeiros passos do origami (ori=dobra, Kami=papel) que podemos usar nas nossas prendas ou postais, e partimos na aventura de construir um brinquedo, um pião de papel partindo de 3 quantos-queres, queres vir?
(para curiosos de origami de todas as idades)


dia 19 de Dezembro das 15h-16:30_ Afinal é um bicho!
(com Zé Victor, oficina Recriativa*)
Vamos construir brinquedos com as nossas próprias mãos! Partindo de material descartável e reciclado criar uns pequenos fantoches, e brincar com personagens e histórias em cada mão. Vens?
(a partir dos 4 anos)



Não é necessária inscrição, participação gratuita
onde:
Rua da Esperança 24, Madragoa, Lisboa
qq informação contactar info@tsuru.pt

* Oficina ReCriativa_ Este projecto é um grito à imaginação onde, de pacotes de leite, nascem galinhas e porcos, de embalagens de sumo surgem carros de corrida, molas de roupa e colheres de plástico transformam-se em bonecas. Objectos e peças que, em conjunto, permitem construir "ecobriquedos".
Com este conceito José Victor organiza workshops pelo país, grande parte em escolas e empresas, em nome da ecoconsciência. "É uma maneira interessante de fazer as pessoas pensarem sobre os objectos... fazer brinquedos com plásticos, colheres, molas e tampas. Através da sensibilidade artística caminha-se para uma menor pegada ecológica". Mas os workshops não incentivam apenas a consciência verde. Visam igualmente o desenvolvimento pessoal. "A minha filosofia defende que as pessoas precisam sempre de brincar. Desenvolve-se a auto-estima, trabalhando com as mãos, e envolvidos em camaradagem", explica.

quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

descobrir segredos no Jardim


Aos primeiros sábados de cada mês no Museu Nacional de História Natural há visitas guiadas ao Jardim Botânico para observação e identificação de aves e actividades de investigação no Museu.


Mais sobre este e outros programas dos serviços de extensão pedagógica dos Museus da Politécnica em www.mnhn.ul.pt ou www.mc.ul.pt
inscrições através de email geral@museus.ul.pt

quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

brincando com Torres Garcia

Claustro do Convento das Bernardas, Museu da Marioneta, Madragoa
entrada pela Rua da Esperança nº
146
(Projecto integrado, equipamento cultural e habitação social)


Joaquín Torres García, pintor uruguaio, é o autor dos brinquedos que o Museu da Marioneta apresenta na sala do claustro e que integram igualmente o espólio de Francisco Capelo.
Maioritariamente conhecido pela sua pintura, decide também dedicar-se à construção destes objectos, todos eles compostos de elementos geométricos que se vão combinando de formas diversas. Aqui, o fabrico artesanal e a utilização de materiais naturais (madeira) conjugam-se com os postulados da arte moderna.

Os brinquedos são decisivos no seu desenvolvimento artístico, ao exemplificarem como complexas construções podem emergir a partir de simples blocos construtivos.
Na sua pintura Torres García alcança definitivamente o seu devir: unir numa mesma obra a ordem racional de uma estrutura geométrica e o mundo complexo da natureza, emoções e sentimentos humanos.

Brinquedos – O pintor inicia seu projeto de fabricação e distribuição de brinquedos desmontáveis de madeira, aos 44 anos, ao final da Primeira Guerra Mundial (1914-1918), quando morava na Europa. Chegou a trabalhar com Gaudí na produção dos vitrais da Catedral de Palma de Mallorca e da Sagrada Família (Barcelona).

EXPOSIÇÃO - "BRINCANDO COM TORRES GARCÍA"
Sala do Claustro
Horário: de 3ª feira a Domingo das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00 até 31 de Dezembro
Encerra: 25 de Dezembro
Preço: Entrada livre


Como Chegar

Comboio urbano: Linha de Cascais - Estação de Santos
Autocarros: 6 - 713 – 727 – 60
Eléctrico: 25
Parque de estacionamento: Largo Vitorino Damásio



"Torres García y los Niños" Michel Seuphor.

Torres García vivía en el otro extremo de París, en la calle Marcel-Sembat, cerca de la puerta de Montmartre. Habitaba un apartamento en la planta baja, con una cochera bastante espaciosa que había podido transformar en taller. La iluminación allí era mediocre, pero reinaba una atmósfera de una vivacidad incomparable que suplía la falta de luz con un desbordamiento dinámico constante. Los cuatro niños de Torres García eran los reyes allí. Arp recuerda como yo, los disfraces de indios con grandes plumas y el arco tendido que, desde la entrada, apuntaban al visitante. Juegos y empujones se sucedían entre las telas totalmente frescas, las construcciones frágiles, los manuscritos y los dibujos extendidos sobre las mesas. Si paradójicamente, los niños no parecían estorbar en absoluto al pintor en su trabajo, es porque eran sus principales colaboradores, sus principales discípulos, y él mismo los admiraba. Obtenía de ellos, cada día, muchas enseñanzas, se sentía hijo de sus obras. Nunca vi una ósmosis tan perfecta entre hijos y padre.

Extracto de El estilo y el grito , ed. Monte Avila, Caracas, Venezuela, 1970.


outra curiosidade: Torres Garcia e Viera da Silva

1929 é o ano em que Vieira da Silva, recentemente chegada a Paris, toma conhecimento do universo de Torres García, através de uma exposição dos seus brinquedos. No ano seguinte, visita uma exposição de pintura deste artista e descobre nas suas composições novos caminhos para a arte abstracta, baseados no rigor e na modelação das estruturas.
Dez anos mais tarde, Vieira da Silva escreverá uma carta a Torres García confessando-lhe a sua admiração e considerando-o como um dos seus mestres. Será o início de uma correspondência profícua em que ambos expressam uma profunda admiração mútua. Apesar do assíduo contacto postal, Vieira e Torres García nunca se chegariam a conhecer em pessoa.

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

8 Dezembro



Este feriado será um dia de festa em Santos, vamos participar das comemorações do aniversário do Santos Design District,
Em modo de celebração, os visitantes serão recebidos com castanhas assadas, frutas, Vinho e chá, numa combinação que traz conforto e calor neste Outono frio e chuvoso.

Nesta edição, participam diversas lojas, ateliers e novos espaços culturais.

Participarão neste evento: Alkantara Associação Cultural , Astella Melu (atelier), Branco sobre Branco (atelier de arquitectura), Cool Design (loja), Domo (loja), Drago Capital (promotora imobiliária), Estado Líquido (restaurante), Flor (loja), Floris (loja), Frade dos Mares (restaurante), Gaggenau (show room), Galeria Reverso, Gandia Blasco (loja), La Hora Española (restaurante), Loja do Banho (loja), Mood (loja), Nogo (espaço cultural), O Epicurista (loja), O Mundo de Sofia (loja), Paris-sete (loja), Purpurina (loja), Rentagallery 24(deerBAZAR+TSURU), Rentagallery Now, Santos da Casa (loja), Steinwall (loja).



nós estamos no espaço #24 rentagallery!, o nº21 da legenda do mapa-convite distribuído!

Dia 8 de Dezembro
Das 11h às 21h, pelo bairro de Santos.

domingo, 6 de dezembro de 2009

Diário de Notícias

novo espaço TSURU na Rua da Esperança#24
exposição "(in)visíveis" e "Papéis que picam", Ana Ventura




"Brinquedos tradicionais inspiram feiras de Natal"
pág 22 DN domingo, dia 6 Dezembro


(...) " Também na rentagallery#24, em Santos-o-Velho, a magia do Natal acontece. Naquele espaço na Rua da esperança 24, até dia 23, todos os dias das 12h00 às 20h00, há pacotes de leite que se transformam numa espécie de desenhos animados. É um dos ecobrinquedos do inventor José Victor, um dos artistas convidados por Vasco Baltazar, o ceramista que neste espaço organiza uma feira de Natal- o deerBazar.

(...)

Naquela sala há ainda lugar para um ninho aberto à criatividade. Na tarde de ontem as crianças participavam num ateliê onde construíram o seu sapatinho para colocar debaixo da árvore de Natal. A iniciativa é organizada pelo projecto TSURU, que também está naquele espaço, partilhado com Vasco Baltazar, a desafiar a imaginação. Naquele recanto. onde uma casa de cartão atrai a atenção das crianças que espreitam pela janela e estrelas de papel origami, um dos objectivos é "voltar à antiga forma de brincar, deixando de lado os aparelhos electrónicos" explicou Marta Soares da TSURU. "há crianças que entram aqui e nunca viram um pião e ficam fascinadas quando o vêem girar!"

Mês de Dezembro
DEERBAZAR E TSURU
Artistas trabalham ao vivo às 3ºsfeiras, dia 8, o joalheiro Mário Bicho trabalha a técnica de cinzelagem e no dia 15 o ceramista Vasco Baltazar mostra a técnica da roda de oleiro.

Aos sábados haverá ateliers para os novos e curiosos
Dia 12
(18h) atelier de Origami
dia 19
(15h) construção de brinquedos com material reciclado com José Victor (Oficina Criativa).



sessão de história e construção de sapatos inventados
com Arq.ta Nídia Nair Marques

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Neste sábado, dia 5

dance-shoe for baby and adult
Made by Huopaliike Lahtinen in Jämsä, Finland.



Inventa e desenha o teu sapato!


Este Sábado às 15h na TSURU:
sessão de conto e actividade para os mais novos desenhadores.
Leitura de um pequeno conto "Vendedor de Sapatos" - e partindo do seu imaginário será lançado o desafio às crianças a utilizar materiais (lápis de cera, papel, tecidos) escondidos em caixas de sapatos, para criar o sapato dos seus sonhos (de astronauta, bailarino, alpinista, professora, pescador, futebolista,o que seja!) para na véspera de Natal o colocar na árvore...

entrada livre, das 15h às 16h, segundo grupo mais tarde, se houver desenhadores.

e cá vamos sonhando com o que nos calha no sapatinho este ano!

Abriu!



As portas já abriram, num espaço partilhado onde estará até 23 de Dezembro.

Para lá chegar convido a um passeio em Santos (há logo um grande estacionamento onde largar o carro no largo Vitorino Damásio), e depois explorar a pé o tradicional bairro da Madragoa.

Fica a proposta também de entrar no Museu da Marioneta, no Convento das Bernardas mesmo ali ao lado e espreitar o seu antigo claustro com roupa colorida a secar e a exposição para animar o caminho, ou cruzando pelo Chafariz ou por ruas como Travessa do Pasteleiro ou Rua das Francesinhas, por certo descobrirão a Rua da Esperança(!) nº24, é aqui que vos esperamos.

Com uma bela caminhada por entre os jacarandás da Avenida D.Carlos I e pela Rua de São Bento, pode-se ainda chegar, disfrutar e respirar um pouco da Praça das Flores numa tarde de chá e baloiços na esplanada...

ficaram saudades.
Mas agora, o até breve, num novo ninho TSURU.