terça-feira, 26 de maio de 2009

propostas...




" IMAGINARIUS é uma aventura cultural em espaço público.
dá voz a centenas de artistas que escolheram o espaço público como lugar de liberdade de expressão"
Renzo Barsotti
director artístico do Festival imaginarius

Festival imaginarius 28 a 31 de Maio, Sta Maria da Feira
_ Uma diversidade de espectáculos e instalações de companhias nacionais e internacionais que se apresentam, em simultâneo, nas ruas e praças da cidade, transformada num palco gigantesco. E este ano serão muitos mais...

A companhia internacional La Fura dels Baus regressa a Santa Maria da Feira nos dias 28, 29 e 30 de Maio, para apresentar a sua última produção – Imperium –

A parada “Pinóquio sou eu” começa às 15h00, e percorre as ruas. Este espectáculo conta com a participação das escolas municipais e da companhia ACERT, Trio Cosacco, Jean Marc Dercle, Iker Filomarino e Instável Orquestra. A coordenação é de Claudio Hochman e Luciano Burgos.

Circolando apresenta
Casa-Abrigo
Um teatro dançado que habita as paisagens do sonho. Um teatro próximo da poesia que traz histórias libertas de toda a lógica narrativa. Histórias que, mais do que contadas, querem-se livremente inventadas por um espectador contemplativo. Histórias que não pretendem oferecer um sentido, mas despertar todos os sentidos... com imagens, músicas, cheiros, emoções...
(o meu grupo de Teatro-poesia de eleição, peças lindas e imperdíveis!)

dia 28 Maio 23h30
circolando / teatro nacional s. joão [por]
casa - abrigo: versão concerto
claustro da igreja matriz
dia 29 e 30 às 21:30

e conheça também

Texturas
Projecto de arte comunitária

“Texturas” propõe uma viagem nas curvas do que somos tendo como pano de fundo vidas e histórias de três gerações de uma terra real. Num espaço que evoca memórias comuns - uma fábrica de cortiça - procuramos sentidos para o trabalho árduo de transformar a pele do sobreiro. Homens, meninas, velhos, mulheres, meninos, velhas encontram-se num espaço frio, mecânico e pesado para nos contarem as suas histórias e experiências de vida. “Texturas” espelha reinícios, procuras, fragilidades, encontros, fugas e deslumbramentos com a condição humana. Nas diferentes texturas desta cortiça encontram-se novas formas de estar e comunicar.
Este é um projecto de arte comunitária que cruza várias linguagens, procurando unir três pontos geográfico-artísticos de um triângulo, próximos mas distantes, através de percursos guiados entre a fábrica da cortiça em Mozelos - espectáculo, o museu de Santa Maria de Lamas - instalação vídeo e a Casa da Cultura de Lourosa - exposição de fotografia.

CONTEMFESTA 4, 5 E 6 JUNHO



A FESTA DO CONTO E DA TRADIÇÃO ORAL
É a primeira festa do conto do Porto, animada por contadores de Portugal, Brasil, S.Tomé e Guiné-Bissau, ao ar livre, por claustros e clareiras do espaço do teatro do Bolhão.
Nesta festa,há também workshops dedicados à arte de contar, orientados para pais, educadores, técnicos de animação e entusiastas.
E ainda conversas sobre a tradição oral, a literatura de cordel e os novos média. E ainda uma feira do livro de cordel, mostras de vídeo non-stop, comida tradicional, música da Guiné, instalação multimédia....

bilhetes: 1 dia - 5,00€ | 2 dias - 7,5€


CONTEMFESTA
4, 5 E 6 JUNHO
ACE-Teatro do Bolhão
praça Coronel Pacheco nº1
Porto


este evento é uma parceria entre
Memória Imaterial, cooperativa cultural CRL
ACE - Teatro do Bolhão
Instituto de Estudos de Literatura Tradicional, UNL


CONTEMFESTA é um evento que celebra a arte dos Contadores tradicionais, numa festa que engloba as mais diversas actividades, desde a música, teatro e conto tradicional, passando pelo vídeo e literatura do cordel, até às formações várias, sempre no contexto deste regresso (e redescoberta) às origens da Palavra, oral e escrita.
A dinamização de uma verdadeira “festa em família” (já que a vários públicos se destina), visa recuperar esse conjunto de rituais, conhecimentos e práticas ancestrais que marcam o horizonte cultural de uma determinada colectividade. Velhos contadores entrecruzam-se com novos contadores numa efectiva celebração da simbólica da Palavra, nesse gesto recuado e fraterno às tradições passadas, ao olhar jovem apontado para a contemporaneidade, sempre em relação directa com os textos que o precedem. O conto oral enreda-se significativamente com a festa da música, com as novas tecnologias e com a tradição da literatura de cordel, onde diversas vozes, do Brasil, Guiné e Portugal emprestam pronúncia, alegria e festa.
As sessões de contos prolongam-se noite fora num encontro orientado para manter o clima de festa.

sexta-feira, 15 de maio de 2009

amanhã, iniciativa dia dos Museus



Língua de fora já! Pelo Museu de Arte Popular bordar bordar
Em defesa do Museu de Arte Popular, este sábado apartir das 15h,
voluntários e voluntárias bordarão colectivamente um lenço dos
namorados gigante, declarando a sua estima ao Museu de Arte
Popular. Quando a noite cair, será suspendido o resultado na
fachada do Museu.


Se não sabe bordar, não faz mal: esta é a ocasião de experimentar.
o importante é mostrar que há quem não se conforme com o fim
anunciado do Museu de Arte Popular.


uma iniciativa:
Catarina Portas, empresária A Vida Portuguesa/ Quiosque de Refresco
Rosa Pomar, designer www.aervilhacorderosa.com
Joana Vasconcelos, Artista Plástica
Raquel Henriques da Silva, Professora de História de Arte, FCSH UNL

sexta-feira, 8 de maio de 2009

exposição


Exposição de Ilustração (in)visíveis!? de Ana Ventura estará patente na Galeria Municipal de Exposições Palácio Quinta da Piedade, na Póvoa da Santa Iria, a partir do dia 16 de Maio até dia 04 de Julho. A não perder!



Big jump by blanca helga.


She trust that after the jump, there is a place to land.

Gran salto
Ella confia que despues del salto hay algun lugar en el que aterrizar.